Diversos navios de carga que normalmente utilizam diariamente o Canal de Suez estão sendo forçados a desviar a rota pela África ou suspender as entregas. O Canal, crucial para a ligação entre o Norte da África e Oriente Médio, é atravessado por cerca de 50 navios diariamente. No entanto, ao desviar pela África, o tempo de transporte das cargas aumenta para 15 dias.
O Brasil no meio de todo o cenário
Nosso país recebe serviços diretos da Ásia para a América do Sul, e nesse contexto, o conflito atual resulta em um aumento significativo nos custos de frete para o Brasil.
Os produtos mais afetados são os utensílios do dia a dia, ou “bens de consumo”, predominantemente provenientes da China, tornando-os mais caros no mercado brasileiro.
A guerra não tem previsão de terminar; por isso, a Eternity, visando proporcionar o melhor em transporte de primeira linha oferece sempre o melhor serviço que o cliente merece para o transporte de carga.
Vamos compreender o contexto do conflito
Os ataques do grupo de rebeldes Houthis do Iêmen, apoiado pelos palestinos do Hamas, visaram Israel, atingindo embarcações comerciais no Mar Vermelho e resultando no bloqueio de uma das principais rotas marítimas do mundo. O conflito, iniciado em novembro de 2023, ainda não tem previsão para encerrar.