Unitização e Desunitização

São serviços específicos e relativos as operações com containers e carga geral principalmente de origem ou destino portuário;

a) Embarques: são transportes de curtíssima distância entre a área portuária e a área retro-portuária, levando ou buscando containers cheios, vazios ou carga solta, entre os terminais e o porto.

b) Unitização / Ova: quando as mercadorias em sua mais variadas formas, como: Caixas, tambores, engradados, paletes e até mesmo a granel, são acondicionadas dentro de containers.

c) Desunitização / Desova: é o processo inverso da Unitização. Normalmente é feito quando a autoridade aduaneira solicita vistoria completa de uma carga que está pronta e acondicionada para embarque; também em cargas de importação quando por solicitação do cliente, ela é retirada do container para seguir em veículos fechados ou abertos até o seu destino, evitando-se desta maneira o envio do container e seu retorno vazio. Importadores utilizam esta sistemática principalmente para viagens acima de 400 km de ida.